Escola Mista e Igualdade entre os Sexos no Contexto Francês

Autores

  • Nicole Mosconi Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Paris – França

Palavras-chave:

Gênero. Variável Sexo. Escolarização. Relação com o Saber.

Resumo

Este artigo analisa a introdução da escola mista no contexto educacional francês, problematizando os desafios presentes na efetivação de uma educação
escolar igualitária. Para tanto, retomam-se, inicialmente, estudos clássicos desenvolvidos no campo da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação francesas, e estabelece-se uma interlocução com a Sociologia
da Educação inglesa. A noção de relação com o saber é apresentada como uma ponte para se discutir os efeitos que o processo de hierarquização dos
saberes provoca na escolarização de meninas e meninos. O texto evidencia a necessidade de um trabalho contínuo que provoque mudanças nas desigualdades
de gênero existentes na escola.

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Biografia do Autor

Nicole Mosconi, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Paris – França

É professora agrégée de Filosofia e doutora em Ciências da Educação. Professora emérita em Ciências da Educação da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense. Integrante do Grupo de Pesquisa: Genre,
savoirs et éducation.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

Mosconi, N. (2014). Escola Mista e Igualdade entre os Sexos no Contexto Francês. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/29666

Edição

Seção

Artigos