Territórios Virtuais e Educação

Authors

  • Wladimir Garcia UFSC

Keywords:

filosofia e educação, teorias do espaço, pensamento da diferença.

Abstract

Se toda a desterritorialização implica um território (Deleuze e Guattari), o pensamento move-se no sentido de sua espacialização, sendo possível avançar dos territórios numéricos, seja na geopolítica (propriedade, Estado), seja nas operações divisivas dos controles culturais (cânone, mídia, escola e outras ficções de controle), até uma virtualização das potências simbólicas. Nesse espaço virtualizado, territorialidades imanentes podem emergir como resistência do pensamento ao presente, configurando a contaminação conceitual como processo desencadeador daquele espaço crítico. A Educação, enquanto campo intercultural, constitui uma superfície porosa onde se dão as contaminações ou trocas impróprias entre os vários planos. Neste sentido, ela contrapõe-se, por definição, aos sistemas totalizantes de controle (currículo, diretrizes, hierarquias científicas e outras sobredeterminações), retomando a sua potência política ao postular uma hetero-doxa como forma de suplementação criativa infinita.

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Author Biography

Wladimir Garcia, UFSC

Professor de Literatura na Universidade Federal de Santa
Catarina. Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSC.

Published

2002-12-01

How to Cite

Garcia, W. (2002). Territórios Virtuais e Educação. Educação & Realidade [Education & Reality], 27(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25917

Issue

Section

Articles