Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores
Palavras-chave:
bibliotecas escolares, cultura escolar, formação de professores.Resumo
O artigo, inicialmente, apresenta a distância existente entre os desejos, as propostas de inovação educacional e a realidade das instituições educativas, situando as bibliotecas escolares como centros de recursos e documentaçãono sistema educativo espanhol. De forma mais detalhada é apresentada a relação da biblioteca escolar com mudanças, possibilidades, obstáculos, resistências e estratégias implicadas nas culturas escolares das quais fazem parte os políticos e gestores da educação, as famílias e os professores. Por fim, o artigo traz reflexões sobre a formação do professor apontando a atenção que deve ser dada às novas alfabetizações e à cultura escrita, tendo em vista que o professor é elemento-chave para a concretização de inovações e mudanças nas culturas escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2004-12-01
Como Citar
Viñao, A. (2004). Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores. Educação &Amp; Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393
Edição
Seção
Artigos