Ensino, Cuidado e Educação Inclusiva: uma perspectiva dos estudos da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236141807vs01

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Estudos da Deficiência, Educação Especial, Ética do Cuidado, Justiça da Pessoa com Deficiência

Resumo

Este ensaio descreve como o projeto global de educação inclusiva pode avançar ao considerar como a ética do cuidado e a compreensão sobre o trabalho do cuidado podem informar as escolas. As implicações para os educadores que procuram adotar uma orientação de estudos da deficiência para uma prática educativa inclusiva através de uma perspectiva de cuidado incluem focar-se no cuidado como um conjunto definível de ações e atitudes centradas na justiça, em vez de uma característica pessoal. A criação de acesso coletivo baseia-se especificamente na sabedoria das pessoas com deficiência para enfatizar a capacidade da comunidade de nomear necessidades situadas e identificar e implementar coletivamente a acessibilidade e a inclusão.

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Biografia do Autor

Susan Baglieri, Montclair State University, Montclair/New Jersey– Estados Unidos da América

Susan Baglieri é professora no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Montclair State University. Ela possui um Ed.D. em Currículo e Ensino pelo Teachers College, Columbia University (Nova York, 2008). Ela é dedicada à formação de professores e realiza pesquisas em educação inclusiva e estudos sobre deficiência. 

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Baglieri, S. (2024). Ensino, Cuidado e Educação Inclusiva: uma perspectiva dos estudos da deficiência. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236141807vs01

Edição

Seção

Estudos da Deficiência na Educação