Ensino, Cuidado e Educação Inclusiva: uma perspectiva dos estudos da deficiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236141807vs01Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Estudos da Deficiência, Educação Especial, Ética do Cuidado, Justiça da Pessoa com DeficiênciaResumo
Este ensaio descreve como o projeto global de educação inclusiva pode avançar ao considerar como a ética do cuidado e a compreensão sobre o trabalho do cuidado podem informar as escolas. As implicações para os educadores que procuram adotar uma orientação de estudos da deficiência para uma prática educativa inclusiva através de uma perspectiva de cuidado incluem focar-se no cuidado como um conjunto definível de ações e atitudes centradas na justiça, em vez de uma característica pessoal. A criação de acesso coletivo baseia-se especificamente na sabedoria das pessoas com deficiência para enfatizar a capacidade da comunidade de nomear necessidades situadas e identificar e implementar coletivamente a acessibilidade e a inclusão.
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