Letramento e Alfabetização: entendimentos e implicações educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236136007vs01

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Revisão Sistemática, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de refletir sobre os conceitos e entendimentos da alfabetização e do letramento. A pesquisa envolveu a consulta de duas bases de dados: o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library Online, com critérios de inclusão que garantiram clareza na apresentação dos conceitos e entendimentos encontrados nos artigos analisados. Os resultados destacam a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre os processos de formação de professores para promover uma compreensão mais consistente dos conceitos de letramento e alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Jesus Araujo , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Luziânia/GO – Brasil

Eliane de Jesus Araujo é Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU de Luziânia. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC da UEG de Luziânia- GO. É Licenciada em Pedagogia (UEG). Professora na Escola Municipal Rural Cora Coralina - Novo Gama - GO.

Jorge Manoel Adão, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Luziânia/GO – Brasil

Jorge Manoel Adão é Pós-Doutor em Estudos Culturais (UFRJ), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)BR e Licenciado e Bacharel em Filosofia pela (PUC-RS). Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU de Luziânia. Fundador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC da UEG de Luziânia-GO.

João Gabriel Modesto, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Luziânia/GO – Brasil

João Gabriel Modesto é Doutor e Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UNB), Graduado em Psicologia (UFB). Professor DES IV (Adjunto) na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Professor Titular no Centro Universitário de Brasília (FACES).

 

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Araujo , E. de J., Adão, J. M., & Modesto, J. G. (2024). Letramento e Alfabetização: entendimentos e implicações educacionais. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236136007vs01

Edição

Seção

Artigos