“Crianças Leitoras do Mundo”: diversidade, classe, género e participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236135537vs01

Palavras-chave:

Crianças, Livros Ilustrados Pós-Modernos, Leitura em Voz Alta, Diversidade

Resumo

O uso crítico dos livros ilustrados pós-modernos tem sido uma ferramenta essencial para a compreensão da construção social do reconhecimento das diferenças pelas crianças. Este artigo analisa as conceções de crianças sobre diversidade, classe social, género e participação. No âmbito do projeto RED_SMOOTH (Horizon 2020, União Europeia), desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, com um grupo de 22 crianças do 2.º ano da educação básica, em Lisboa, com a implementação de um programa de intervenção de leitura em voz alta com vista à exploração dos temas mencionados anteriormente. Os resultados permitem identificar o impacto dos livros ilustrados para promover a discussão sobre estes temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gonçalves, Faculté d’Éducation, Université de Sherbrooke – Canadá

Carolina Gonçalves é doutora e mestre em Ciências da Educação e professora associada na Université de Sherbrooke. É investigadora no GRISE (Sherbrooke) e no CICS.NOVA (Universidade NOVA, Lisboa), com inúmeras publicações na área da Educação e Formação de Professores.

Catarina Tomás, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), Lisboa – Portugal

Catarina Tomás é doutora em Estudos da Criança, socióloga e professora associada na Escola Superior de Educação de Lisboa. Investigadora integrada no CICS.NOVA (Universidade NOVA, Lisboa), com inúmeras publicações nas áreas da Sociologia da Infância, Direitos da Criança e Perspetivas Sociológicas sobre a Educação Infantil.

Aline Almeida, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), Lisboa – Portugal

Aline Almeida é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil, e atualmente é doutoranda na Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve investigação no CICS.NOVA e é bolseira no âmbito da iniciativa SMOOTH - Educational Common Spaces, com foco em Direitos, Igualdade e Diferença.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Gonçalves, C., Tomás, C., & Almeida, A. (2024). “Crianças Leitoras do Mundo”: diversidade, classe, género e participação. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236135537vs01

Edição

Seção

Artigos