Gramática na Produção Textual: uma proposta funcional e inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236132904vs01

Palavras-chave:

Competência Linguística, Competência Textual, Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Texto Dissertativo-Argumentativo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como o uso de uma gramática funcional pode contribuir para a formação das competências linguística e textual dos alunos, no que concerne à produção do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que, não obstante os avanços teóricos, a maioria dos alunos brasileiros não apresenta as competências básicas para adentrar a Universidade, conforme os resultados demonstrados no Enem. A investigação é descritiva, possui natureza exploratória e qualitativa. Na análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Jean-Michel Adam, uma vez que o corpus da investigação foi constituído de entrevistas e textos.

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Biografia do Autor

Joina Alves Bomfim, Universidade Ceuma, São Luís/MA – Brasil

Joina Alves Bomfim é Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2020), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2001), Especialista em Língua Portuguesa pela PUC-MG e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1993). Consultora nas áreas de Letras e Educação, atua principalmente nos seguintes temas: Língua e Linguagem, Educação, Políticas Educacionais. Consultora em planejamento e avaliação educacional, orientação de projeto de pesquisa para mestrado e doutorado e preparação institucional para Enem e Enade.

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Bomfim, J. A. (2025). Gramática na Produção Textual: uma proposta funcional e inclusiva. Educação & Realidade, 50. https://doi.org/10.1590/2175-6236132904vs01

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