A Política Educacional ‘São Paulo Faz Escola’ na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236132166vs01

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação do Campo, Programa “São Paulo Faz Escola”, Organização do Trabalho na Escola

Resumo

Objetivou-se analisar as contradições e as implicações na organização do trabalho escolar no processo de implantação do currículo “São Paulo Faz Escola”, em uma escola do campo, na região do Pontal do Paranapanema. Ancorada nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do método do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os resultados revelaram que a implantação do currículo ocasionou a remodelação na organização do trabalho escolar em direção à restrição da autonomia escolar e docente nas decisões sobre os rumos da escola, ao desconsiderar as especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Padovan Farah Soares, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR – Brasil

Mariana Padovan Farah Soares é Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do grupo de estudos e pesquisas: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP).

Érika Porceli Alaniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande/MS – Brasil

Érika Porceli Alaniz tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília; é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP. Atualmente, é docente do mestrado em Educação profissional e da graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR – Brasil

Marcos Vinicius Francisco é Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino e atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do grupo de estudos e pesquisas: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP) e coordenador da Red Latinoamericana de estudios en Educacion Escolar y Desigualdad Social (RESVIDES).

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Soares, M. P. F., Alaniz, Érika P., & Francisco, M. V. (2025). A Política Educacional ‘São Paulo Faz Escola’ na Educação do Campo. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236132166vs01

Edição

Seção

Artigos