Por uma Teoria Histórico-Cultural da Atividade para as Metodologias Ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124403vs01

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Ensino em Saúde, Formação Profissional em Saúde, Teoria da atividade

Resumo

Apresenta-se, a partir do contexto da educação superior em saúde, um movimento de teorização sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem, buscando-se organizar um quadro teórico Histórico-Cultural para a superação de visões ingênuas sobre elas. Realizou-se uma pesquisa teórico-reflexiva pautada pelo marco da Escola de Vigotski. O trabalho foi tomado como atividade vital, fundamento para as metodologias ativas, e a atividade de ensino-aprendizagem como unidade dialética organizadora do processo de ensinar e aprender. Trata-se de atividade cognoscitiva, transformadora, exterior/interior, por meio da qual os sujeitos se apropriam das objetivações humanas, produzindo-se e forjando modos superiores de operar mentalmente e agir no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó/SC – Brasil

Carla Rosane Paz Arruda Teo é doutora em Ciência de Alimentos. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó/SC. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde.

Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó/SC – Brasil

Solange Maria Alves é doutora em Educação. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski.

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Teo, C. R. P. A., & Alves, S. M. (2023). Por uma Teoria Histórico-Cultural da Atividade para as Metodologias Ativas. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124403vs01

Edição

Seção

Artigos