Gestos de Ensinar e Instrumentos Técnico-Semióticos na Alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123747vs01

Palavras-chave:

Alfabetização, Professor alfabetizador, Instrumentos técnico-semióticos, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

O artigo problematiza o métier do professor alfabetizador, com destaque aos recursos pedagógicos e aos gestos de ensinar. Para tanto, com objetivo de compreender as dinâmicas educativas de alfabetização, traz dados construídos com professoras alfabetizadoras em pesquisa inspirada nos princípios teórico-metodológicos da Clínica da Atividade e retoma a noção de gesto profissional para circunscrever a noção de gesto de ensinar. Em uma perspectiva histórico-cultural, as análises explicitam a articulação entre gestos de ensinar e instrumentos técnico-semióticos, e sugerem que a complexidade da atividade de ensino está relacionada ao processo de gênese instrumental orientado à atividade do professor e dos alunos em processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Horta Nogueira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo/SP

Ana Lúcia Horta Nogueira é professora associada do Departamento de Psicol ogia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Nogueira, A. L. H. (2023). Gestos de Ensinar e Instrumentos Técnico-Semióticos na Alfabetização. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123747vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)