Contribuições do Pensamento de Vigotski para uma Educação Transformadora

Autores

  • Edson Cesar Marques Filho Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil https://orcid.org/0000-0002-4356-2287
  • Alessandra Possebon Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil

Palavras-chave:

Vigotski, Educação, Transformação, Educação Transformadora

Resumo

Neste artigo, evidenciamos algumas contribuições de Vigotski para uma reflexão sobre educação transformadora. Iniciamos com uma apresentação sobre educação, uma crítica à educação convencional, bem como refletimos sobre o ato de transformar, perpassando pelas bases de movimentos de renovação da educação brasileira, sempre entremeando com o pensamento de Vigotski, para que, por fim, apresentemos mais especificamente suas contribuições diretas para a dita educação transformadora e algumas de suas consequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Cesar Marques Filho, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil

Edson Cesar Marques Filho é Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências (Modalidade: Ensino de Física) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2011); Licenciado em Ciências Exatas com habilitação em Química (2009) e Física (2008) pela Universidade de São Paulo. Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (1999).

Alessandra Possebon, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil

Alessandra Possebon é Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura no CELACC- ECA/USP. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Marques Filho, E. C., & Possebon, A. (2022). Contribuições do Pensamento de Vigotski para uma Educação Transformadora. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116925

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais