Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Distanciamento Social, Educação Básica, Docência Remota, Práticas Educativas.

Resumo

Este artigo considera a docência na Educação Básica, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19 e suspensão das aulas presenciais. A pesquisa contou com a participação de 209 professores da cidade de Juiz de Fora, MG, que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os pensamentos, sentimentos, desafios e perspectivas dos docentes nesse período de calamidade. Foi realizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva dos dados. Os achados apontam conjuntos categoriais emergentes que destacam as preocupações docentes com as acentuadas desigualdades, as principais dificuldades nas práticas educativas curriculares e as expectativas dos profissionais da educação com o retorno às escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Marcele Cipriani, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis/RJ

Flávia Marcele Cipriani é Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão e Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Graduada e licenciada nos cursos de Letras (CES/JF) e Pedagogia (CES-JF/PUC-MG).

Antônio Flávio Barbosa Moreira, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis/RJ

Antônio Flávio Barbosa Moreira é Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (UCL). Realizou estágio Sênior Pós-Doutoral (UCL). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ). Graduado em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Graduado em Química Industrial pela Universidade do Brasil.

Ana Carolina Carius, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis/RJ

Ana Carolina Carius é Doutora e Mestra em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Graduada e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Cipriani, F. M., Moreira, A. F. B., & Carius, A. C. (2021). Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105199

Edição

Seção

Artigos