Valores e renda

Uma análise aplicada para indivíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.113713

Palavras-chave:

valores humanos, renda individual, regressão logística ordenada

Resumo

Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dos indivíduos? Para responder a essa pergunta, o artigo objetiva avaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS). O período de análise vai de 1994 a 2014. Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais alta.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton Manoel Dias Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF GV / Professor no Departamento de Economia

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É Professor no Departamento de Economia da UFJF-Campus GV e coordenador do Grupo de Pesquisa Econúcleo - Estudos Socioeconômicos. Atuou como Coordenador Geral do GT-Inovação (UFJF-GV) e tem experiência em políticas públicas na área de inovação e desenvolvimento regional em Minas Gerais. Interessado em pesquisas nas áreas de Economia Institucional, Desenvolvimento Regional, Inovação e Políticas Públicas.

Suzana Quinet de A. Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora / Professora Titular no Departamento de Economia

Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa LATES - Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais, UFJF/CNPq.

Ana Maria Hermeto, Universidade Federal de Minas Gerais / Professora no CEDEPLAR

possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (2019). É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente Diretora de Fomento à Pesquisa da PRPq/UFMG. Tem experiência na área de Demografia Econômica, Economia Social e Métodos Quantitativos, com ênfase em Estratificação Social, Economia do Trabalho, Avaliação de Políticas Públicas e Microeconometria Aplicada. Coordena o Grupo de Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social - PEDES.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Ribeiro, H. M. D., Bastos, S. Q. de A., & Hermeto, A. M. (2022). Valores e renda: Uma análise aplicada para indivíduos. Revista Debates, 16(1), 192–209. https://doi.org/10.22456/1982-5269.113713