A instrução pública na França revolucionária: considerações a partir do Essais sur l’enseignement en general et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix - The public instruction in revolutionary France: some remarks accord
Resumo
O artigo aborda o livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix, publicado originalmente na França em 1805, enfatizando sua primeira parte, na qual o autor discute a instrução pública e, particularmente, as escolas centrais da França revolucionária.
Palavras-chave: Sylvestre-François Lacroix (1765-1843), instrução pública, Essais sur l'enseigne-ment en général, et sur celui des mathématiques en particulier, iluminismo, França.
The public instruction in revolutionary France: some remarks according to Lacroix’s Essais sur l’enseignement en general et sur celui des mathématiques en particulier
Abstract
The article discusses the book Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, by Sylvestre-François Lacroix, originally published in France in 1805. The first part of the book, in which the author discusses public education, and particularly the central schools of revolutionary France, is emphasized.
Key-words: Sylvestre-François Lacroix (1765-1843), public instruction, Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, enlightenment, France.
Instrucción pública en Francia revolucionaria: consideraciones a la vista del libro Essais sur l’enseignement en general et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix
Resumen
El artículo aborda el libro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier de Sylvestre-François Lacroix, publicado originalmente en Francia, en 1805, haciendo hincapié en su primera parte, en la que el autor habla de la instrucción pública y en particular de las escuelas centrales en Francia en el período revolucionario.
Palabras-clave: Sylvestre-François Lacroix (1765-1843), instrucción pública, Essais sur l'enseigne-ment en général, et sur celui des mathématiques en particulier, ilustración, Francia.
L’instruction publique en France revolutionnaire: considérations en vue du livre Essais sur l'enseignement en general et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix
Résumé
L’article présente le livre Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier de Sylvestre-François Lacroix, à l’origine publié en France en 1805, mettant l’accent sur sa première partie, dans lequel l’auteur traite de l’instruction publique, et en particulier des écoles centrales crées pendant la Revolution Française pour remplacer des colléges et des facultés des arts des anciennes universités.
Mots-clé: Sylvestre-François Lacroix (1765-1843), instruction publique, Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, lumières, France.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.