Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as)

Auteurs

Mots-clés :

História da Educação da População Negra, História da Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Résumé

A Categoria “História da Educação da População Negra” da pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte” (2018) abrangeu a análise de 35 teses e dissertações. Neste artigo serão examinados os pormenores das 17 pesquisas agrupadas na subcategoria “Educação de crianças e jovens negros(as)”. Observou-se que a temática da História da Educação da População Negra é uma área em construção, mas em expansão, apesar da necessidade de um número maior de pesquisas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo Pagliosa Carvalho (Brasil), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento em História da África na Universidade de Lisboa (2017). É Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Contato: marcelo.pagliosa@yahoo.com.br.

Téléchargements

Publiée

2020-10-13

Comment citer

Carvalho (Brasil), M. P. (2020). Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as). Revista História Da Educação, 24, e97754. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97754

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo