Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação da População Negra, História da Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Resumo

A Categoria “História da Educação da População Negra” da pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte” (2018) abrangeu a análise de 35 teses e dissertações. Neste artigo serão examinados os pormenores das 17 pesquisas agrupadas na subcategoria “Educação de crianças e jovens negros(as)”. Observou-se que a temática da História da Educação da População Negra é uma área em construção, mas em expansão, apesar da necessidade de um número maior de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pagliosa Carvalho (Brasil), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento em História da África na Universidade de Lisboa (2017). É Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Contato: marcelo.pagliosa@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Carvalho (Brasil), M. P. (2020). Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as). Revista História Da Educação, 24, e97754. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97754

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo