Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as)

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação da População Negra, História da Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Resumen

A Categoria “História da Educação da População Negra” da pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte” (2018) abrangeu a análise de 35 teses e dissertações. Neste artigo serão examinados os pormenores das 17 pesquisas agrupadas na subcategoria “Educação de crianças e jovens negros(as)”. Observou-se que a temática da História da Educação da População Negra é uma área em construção, mas em expansão, apesar da necessidade de um número maior de pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Pagliosa Carvalho (Brasil), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento em História da África na Universidade de Lisboa (2017). É Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Contato: marcelo.pagliosa@yahoo.com.br.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Carvalho (Brasil), M. P. (2020). Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as). Revista História Da Educação, 24, e97754. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97754

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo