História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação

Autori

Parole chiave:

história da educação matemática, ensino de matemática, matemática

Abstract

No Brasil, desde a década de 1990, com os chamados PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), tem-se a inclusão das possibilidades didático-pedagógicas da História da Matemática no ensino. Em realidade, livros didáticos das primeiras décadas do século XX, vez por outra, utilizaram referências à História da Matemática para o ensino dessa disciplina (MIGUEL; MIORIM, 2004). Porém, em razão desse reconhecimento oficial curricular, pelos PCN, passou-se a uma maior valorização e incremento de estudos sobre o papel da História da Matemática no ensino de matemática nas últimas décadas. (...)

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Universidade Federal de São Paulo

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-06-02

Come citare

Valente (Brasil), W. R. (2020). História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação. Revista História Da Educação, 24, e101986. Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101986

Fascicolo

Sezione

Dossiê " História da Educação Matemática"