História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação

Authors

Keywords:

história da educação matemática, ensino de matemática, matemática

Abstract

No Brasil, desde a década de 1990, com os chamados PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), tem-se a inclusão das possibilidades didático-pedagógicas da História da Matemática no ensino. Em realidade, livros didáticos das primeiras décadas do século XX, vez por outra, utilizaram referências à História da Matemática para o ensino dessa disciplina (MIGUEL; MIORIM, 2004). Porém, em razão desse reconhecimento oficial curricular, pelos PCN, passou-se a uma maior valorização e incremento de estudos sobre o papel da História da Matemática no ensino de matemática nas últimas décadas. (...)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Universidade Federal de São Paulo

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Published

2020-06-02

How to Cite

Valente (Brasil), W. R. (2020). História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação. History of Education Journal, 24, e101986. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101986

Issue

Section

Dossiê " História da Educação Matemática"