O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925)

Auteurs

  • Dayse Araujo Lapa (Brasil) UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Simone Silveira Amorim (Brasil) UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mots-clés :

História da Educação, Representação Coletiva, Espaço Urbano, Normatização

Résumé

Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. Aracaju nasceu em 1855, cidade-capital, para escoar, via porto, a produção do açúcar, cidade projetada em quadrícula xadrez onde os instrumentos normativos impuseram obrigações para o controle da ordem e criação da identidade de cidade moderna. Nossa contribuição se faz através do desenho, com a geração de novos registros do processo evolutivo e, assim os convidamos para este encontro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Dayse Araujo Lapa (Brasil), UNIVERSIDADE TIRADENTES

https://orcid.org/0000-0001-7611-0335

Simone Silveira Amorim (Brasil), UNIVERSIDADE TIRADENTES

ORCID 0000-0002-1305-6017

Téléchargements

Publiée

2020-01-21

Comment citer

Lapa (Brasil), D. A., & Amorim (Brasil), S. S. (2020). O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925). Revista História Da Educação, 24, e93420. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93420

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo