Pois aprendendo a ler, havemos de enxergar: alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966)

Autores/as

  • Kelly Ludkiewicz Alves (Brasil) Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

práticas, alfabetização de adultos, escola radiofônica, cultura escrita

Resumen

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Ludkiewicz Alves (Brasil), Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Educação I, área História da Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Memória das Escolas Baianas da FACED-UFBA e do Projeto de Extensão Cineclube Vesúvio. Pesquisa na área de História da Educação Brasileira, com ênfase nos seguintes temas: escola e cultura; educação popular; alfabetização de adultos; educação radiofônica; educação e movimentos sociais, história da cultura escrita e escrita epistolar.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Alves (Brasil), K. L. (2020). Pois aprendendo a ler, havemos de enxergar: alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966). Revista História Da Educação, 24, e98643. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/98643

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo