Pois aprendendo a ler, havemos de enxergar: alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966)

Authors

  • Kelly Ludkiewicz Alves (Brasil) Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

Keywords:

práticas, alfabetização de adultos, escola radiofônica, cultura escrita

Abstract

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kelly Ludkiewicz Alves (Brasil), Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Educação I, área História da Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Memória das Escolas Baianas da FACED-UFBA e do Projeto de Extensão Cineclube Vesúvio. Pesquisa na área de História da Educação Brasileira, com ênfase nos seguintes temas: escola e cultura; educação popular; alfabetização de adultos; educação radiofônica; educação e movimentos sociais, história da cultura escrita e escrita epistolar.

Published

2020-10-13

How to Cite

Alves (Brasil), K. L. (2020). Pois aprendendo a ler, havemos de enxergar: alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966). History of Education Journal, 24, e98643. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/98643

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo