A escola, a família e o Estado: uma aproximação histórica de suas relações

Autores

  • Pierre Caspard INRP

Resumo

A história do ensino destaca, particularmente na França, o papel sucessivo de dois grandes atores institucionais: Igreja e Estado. Esse artigo sublinha, ao contrário, a ação das famílias, do século 16 ao 19, nos diferentes níveis de ensino: primário, secundário, técnico. Conclui pela necessidade de explorar as fontes disponíveis para reavaliar essa ação, a fim de lhe dar o justo lugar na dimensão sociocultural da história do ensino e, também, para melhor compreender as razões de alguns dos maiores problemas encontrados hoje no sistema educativo francês.

Palavras-chaves: história sociocultural, sistema escolar, longa duração, França, educação familiar.

 

SCHOOL, FAMILY AND THE STATE: A HISTORICAL APPROACH TO ITS RELATIONS

Abstract

The historiography of education focused, particularly in France, the role of two successive major institutional players: the church and state. This article draws attention to the work of families, the sixteenth to the nineteenth century, the different levels of education: primary, secondary, technical. It concludes with the need to exploit the available sources to reassess this action to give its proper place in the socio-cultural dimension of the history of education, and also to better understand why some major problems today by the French educational system.
Keywords: cultural studies, school system, long term, France, status, family education.

 

ESCUELA, FAMILIA Y ESTADO: UMA APROXIMACIÓN HISTORICA DE SUS RELACIONES

Resumen

La historiografía de la educación se centró, sobre todo en Francia, el papel de dos períodos consecutivos de los actores institucionales principales: la Iglesia y el Estado. En este artículo se hace hincapié en la labor de las familias, el siglo 16 hasta el siglo 19, los diferentes niveles de educación: primaria, secundaria, técnica. Se concluye con la necesidad de explotar los recursos disponibles para reevaluar esta acción para dar a su propio lugar en la dimensión socio-cultural de la historia de la educación, y también para comprender mejor por qué algunos problemas importantes en la actualidad por el sistema educativo francés.

Palabras clave: estudios culturales, sistema escolar, largo plazo, Francia, Estado, educación familiar.

 

L’ECOLE, LA FAMILLE ET L’ETAT: UN APERÇU HISTORIQUE DE LEURS RAPPORTS

Résume

L’historiographie de l’enseignement met l’accent, particulièrement en France, sur le rôle successif de deux grands acteurs institutionnels : l’Église et l’État. Cet article souligne au contraire l’action des familles, du 16ème au 19ème siècle, aux différents niveaux de l’enseignement : primaire, secondaire, technique. Il conclut sur la nécessité d’exploiter les sources disponibles pour réévaluer cette action, afin de donner sa juste place à la dimension socioculturelle de l’histoire de l’enseignement, et aussi de mieux comprendre les raisons de quelques problèmes majeurs rencontrés aujourd’hui par le système éducatif français.

Mots-clés: histoire socioculturelle, système scolaire, longue durée, France, état, éducation familiale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre Caspard, INRP

PIERRE CASPARD é doutor em História e doutor honorário da Universidade de Neuchatel - Suíça. Diretor de História da Educação (INRP-ENS). Dedica-se à pesquisa acerca da história social e econômica da Suíça, da história comparada da educação (França-Suíça) e da historiografia francesa da educação.

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Caspard, P. (2011). A escola, a família e o Estado: uma aproximação histórica de suas relações. Revista História Da Educação, 15(34), 9–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/21271

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo