O repertório dramático lido e encenado como estratégia educativa: capital da província mineira, 1850

Autores

  • Carolina Mafra de Sá Centro de Pesquisa em História da Educação FaE - UFMG
  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Textos teatrais eram lidos e encenados em Ouro Preto – MG, na década de 1850. Naquele período, os homens da elite intelectual e dirigente se posicionavam em relação à função educativa do teatro. A partir da análise de uma lista de peças teatrais escritas, que foram anunciadas em um jornal local, investigamos a existência de um público leitor de textos dramáticos na capital da província mineira. Identificamos as peças que eram vendidas e supostamente lidas naquela cidade, o que essas peças ensinavam e a quem elas educavam. Analisamos, também, as peças mais encenadas, por meio da análise dos anúncios publicados nos jornais da cidade. Ao
relacionar o repertório lido e o encenado, observamos que o primeiro ensinava quais eram as referências do teatro de “bom gosto”. Por sua vez, o repertório encenado pretendia transformar a sociedade ouro-pretana, por meio do riso, do ridículo e da exposição dos vícios e maus costumes brasileiros nos palcos.

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Biografia do Autor

Carolina Mafra de Sá, Centro de Pesquisa em História da Educação FaE - UFMG

Doutora (2015) e Mestra (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, graduada em Pedagogia pela UFMG (2005) e graduada em Design de Ambientes pela UEMG (2002). Tem experiência como professora e pesquisadora na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômeno educativo para além do ambiente escolar: o teatro, o museu e a cidade; história da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; história das artes do espetáculo.

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Pedagogia (1990), pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado (1994) e doutorado (2000) em Educação pela UFMG, com estágio de doutorado sanduíche (PDEE) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França. Realizou estágio sênior (com bolsa Capes), na Northern Illinois University, Estados Unidos, em 2012-2013

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

de Sá, C. M., & de Oliveira Galvão, A. M. (2025). O repertório dramático lido e encenado como estratégia educativa: capital da província mineira, 1850. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140530

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo