Análise de ligações com barras de aço coladas para pisos mistos de madeira e concreto
Palavras-chave:
estruturas mistas, madeira-concreto, conectores de cisalhamento, barras de aço, entalhes, análise experimentalResumo
Os elementos mistos de madeira e concreto consistem em uma solução estrutural vantajosa e versátil, sendo aplicados em diversas situações. O sistema de conexão interfere diretamente no dimensionamento dessas estruturas, sendo essencial a sua caracterização. Neste trabalho foram avaliados, por meio de análises experimentais, ligações formadas a partir de barras de aço CA-50 coladas com resina epóxi perpendicularmente às fibras da madeira, associadas ou não a entalhes. Variou-se ainda o formato do entalhe entre retangular e triangular. Observou-se que a presença do entalhe elevou consideravelmente a resistência da ligação, tendo a ligação com entalhe triangular apresentado valor 256% superior ao da ligação sem entalhe, bem como a rigidez, com entalhe retangular apresentado um aumento de 1049% da rigidez em relação à opção sem entalhe. Constatou-se ainda que as ligações com entalhes apresentaram comportamento elastofrágil, enquanto aquela sem entalhe teve comportamento elastoplástico. Os resultados experimentais foram aplicados em um modelo analítico para avaliação do comportamento de vigas mistas de madeira e concreto. Notou-se que a diminuição do espaçamento dos conectores, bem como a utilização de entalhes aumentaram a rigidez à flexão e a eficiência dos elementos estruturais, reduzindo os deslocamentos verticais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621