Avaliação de Distribuições de Probabilidade no Estudo da Resistência Características de Blocos de Concreto.
Palavras-chave:
Concreto, Metacaulim, Distribuições de probabilidade, Resistência à compressão caracterisicaResumo
Este estudo avaliou seis modelos de distribuição de probabilidade para a resistência à compressão de 24 blocos de concreto, sendo 12 com adição de metacaulim e 12 sem adição. Os modelos analisados foram: Lognormal, Gamma, Normal, Weibull, Beta e Exponencial. Para os blocos com metacaulim, a distribuição Lognormal apresentou o melhor ajuste, seguida por Gamma, Normal, Beta e Weibull, enquanto a Exponencial não foi adequada. Nos blocos sem metacaulim, a distribuição Gamma foi a mais eficiente, seguida por Normal, Weibull, Lognormal e Beta, com a Exponencial também inadequada. Os parâmetros dos modelos foram ajustados com base nas frequências das resistências estimadas para cada grupo de amostras. Assim, a distribuição Lognormal e a distribuição Gamma demonstraram melhor desempenho na previsão da resistência à compressão, dependendo da presença ou ausência de metacaulim. A distribuição Exponencial, por sua vez, foi considerada inadequada em ambos os casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621