Avaliação de Distribuições de Probabilidade no Estudo da Resistência Características de Blocos de Concreto.
Palavras-chave:
Concreto, Metacaulim, Distribuições de probabilidade, Resistência à compressão caracterisicaResumo
Este estudo avaliou seis modelos de distribuição de probabilidade para a resistência à compressão de 24 blocos de concreto, sendo 12 com adição de metacaulim e 12 sem adição. Os modelos analisados foram: Lognormal, Gamma, Normal, Weibull, Beta e Exponencial. Para os blocos com metacaulim, a distribuição Lognormal apresentou o melhor ajuste, seguida por Gamma, Normal, Beta e Weibull, enquanto a Exponencial não foi adequada. Nos blocos sem metacaulim, a distribuição Gamma foi a mais eficiente, seguida por Normal, Weibull, Lognormal e Beta, com a Exponencial também inadequada. Os parâmetros dos modelos foram ajustados com base nas frequências das resistências estimadas para cada grupo de amostras. Assim, a distribuição Lognormal e a distribuição Gamma demonstraram melhor desempenho na previsão da resistência à compressão, dependendo da presença ou ausência de metacaulim. A distribuição Exponencial, por sua vez, foi considerada inadequada em ambos os casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621