Composição arquitetônica e qualidade estética

Autores

  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Damiani Biavatti Faculdade de Arquitetura - UFRGS
  • Maria Lourdes Pereira Faculdade de Arquitetura - UFRGS

Palavras-chave:

composição arquitetônica, qualidade estética, avaliação estética, estética empírica, estética formal, estética simbólica

Resumo

Este artigo analisa a relação entre composição arquitetônica e qualidade estética, considerando os pressupostos da estética filosófica e da estética empírica, e o papel da estética formal e da estética simbólica em explicar tal relação. Edificações históricas e contemporâneas com distintos níveis de ordem e estímulo visual são avaliadas por pessoas com distintos níveis e tipos de formação acadêmica e são identificadas as razões para tais avaliações. A coleta de dados inclui levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, questionários e entrevistas realizados com 60 arquitetos, 60 não arquitetos com curso universitário e 60 pessoas sem curso universitário, que avaliaram imagens de três edificações históricas e três edificações contemporâneas, categorizadas conforme segue: ordem e estímulo visual; ordem e pouco estímulo visual; e desordem. As respostas dos questionários foram analisadas através de testes estatísticos não paramétricos, tais como Kruskal-Wallis e Kendall W. As informações fornecidas através das entrevistas foram analisadas por meio de suas frequências e significados. Os resultados indicam, que, embora os arquitetos tendam a valorizar a existência de ordem na composição arquitetônica e os não arquitetos a valorizar a existência de estímulo visual, quando ambos estão presentes a composição arquitetônica tende a ser avaliada positivamente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Antônio Tarcísio da Luz Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e atual Coordenador do PROPUR.

 

Camila Damiani Biavatti, Faculdade de Arquitetura - UFRGS

Arquiteta formada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Maria Lourdes Pereira, Faculdade de Arquitetura - UFRGS

Arquiteta formada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Publicado

2013-11-30

Como Citar

REIS, A. T. da L.; BIAVATTI, C. D.; PEREIRA, M. L. Composição arquitetônica e qualidade estética. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 191–212, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/37343. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

> >>