Proposta de método de dosagem racional de argamassas contendo argilominerais
Palavras-chave:
Argamassa, Revestimento, Adições, DosagemResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de método de dosagem racional para as argamassas de assentamento e revestimento de paredes e tetos desenvolvido no CETA – Centro Tecnológico da Argamassa, especialmente para as argamassas que contêm adições argilosas, empregadas na RMS – Região Metropolitana de Salvador. Faz algumas considerações sobre as características e o uso de argilominerais como material constituinte da argamassa. Comenta outros métodos de dosagem de argamassa propostos e defende a adoção de traço em massa para as argamassas de assentamento e revestimento de paredes e tetos, ao invés de traço em volume, como habitualmente tem sido utilizado nas diversas obras. Apresenta os parâmetros básicos e o procedimento para formulação de traços de argamassa contendo argilominerais. Em função do uso da argamassa, adota um consumo de cimento; em função do teor de finos dos agregados, calcula suas proporções; e determina experimentalmente o teor de água em função de características das adições argilosas . Com estes dados, formula o traço e trata do seu ajuste, após a mistura experimental. Por último, indica uma forma de relacionar as massas secas dos materiais, obtidas no traço em massa, aos volumes úmidos a serem medidos no canteiro de obra. Apresenta resultados de ensaios de argamassas contendo diversos tipos de adições argilosas e de três diferentes regiões dosadas pelo método aqui proposto, comparando os valores obtidos com os de uma argamassa mista de referência. Comenta sobre o uso de outras adições. Conclui, convidando a comunidade científica a usar o método de dosagem proposto e contribuir para que se possa estabelecer uma metodologia racional para dosagem das argamassas de assentamento e revestimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621