Resíduo de cerâmica vermelha na composição de agregado miúdo de argamassas
efeitos nas propriedades físico-mecânicas
Palavras-chave:
Agregado composto; resíduo de cerâmica vermelha (RCV); argamassa; resistência à compressão; absorção capilar; porosidade aparente.Resumo
A utilização de materiais alternativos em argamassas pode reduzir o impacto ambiental da indústria da construção e contribuir com a destinação de resíduos deste setor. Neste trabalho, parte do agregado miúdo convencional de argamassas foi substituída por agregado reciclado para obter uma granulometria inserida nos limites das normas C144-18 e C897-15. Os agregados convencional e composto (65% areia + 35% resíduo de cerâmica vermelha - RCV) integraram argamassas de proporções mássicas 1,0:3,0, 1,0:4,5 e 1,0:6,0. As relações a/c variaram para obter consistência normal (260±10 mm) e, apesar da maior demanda de água, as argamassas de agregado composto apresentaram maiores resistências à compressão. A absorção de água do RCV interferiu nas propriedades físico-mecânicas das argamassas em decorrência da menor relação a/c efetiva. Os resultados indicam melhorias nas propriedades, exceto na porosidade aparente, onde a relação a/c de mistura preponderou para as variações no volume de vazios ao longo do tempo. O uso de agregado reciclado foi promissor na relação cimento/agregado mínima de 1,0:4,5. O agregado composto apresentou resultados que possibilitam o uso prático em argamassas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Ambiente Construído mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


