Efeitos da cura química in loco sobre a evolução da resistência à compressão de concreto estrutural

Autores/as

  • Juarez Hoppe Filho Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil.

Palabras clave:

cura química; concreto in loco; resistência à compressão; variação de massa.

Resumen

A evolução da resistência à compressão do concreto é dependente da disponibilidade de água e da temperatura no seu entorno. A restrição à água reduz a taxa de hidratação do cimento Portland e, consequentemente, a resistência à compressão. O aumento da temperatura potencializa a hidratação e a resistência à compressão nas primeiras idades. Nas idades mais avançadas, comportamento inverso pode ser observado. No presente estudo, o concreto estrutural usinadode classe C30, utilizado na execução de um empreendimento predominantemente residencial, foi submetido a diferentes condições de cura para análise dos efeitos sobre a resistência à compressão nas idades de 3, 7 e 28 dias. O procedimento de cura de referência seguiu as diretrizes normativas (NBR 5738). No laboratório, o concreto foi curado ao ar e na condição selada, utilizando filme de PVC. Na obra (in loco), o concreto foi submetido à cura química, com a aplicação de emulsão de hidrocarbonetos parafínicos. Os procedimentos de cura alternativos reduziram a resistência à compressão do concreto em todas as idades analisadas, com variação entre 7 e 30%. A cura química foi a que resultou na maior redução de resistência à compressão do concreto, apesar da evolução de perda de massa por secagem se assemelhar àquela da cura ao ar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juarez Hoppe Filho, Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, adições minerais e microestrutura.

Publicado

26.02.2025

Cómo citar

HOPPE FILHO, Juarez. Efeitos da cura química in loco sobre a evolução da resistência à compressão de concreto estrutural. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138679. Acesso em: 3 ago. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.