Ataque por ácido sulfúrico de argamassas contendo cimentos compostos com cinza de bagaço de cana-de-açúcar e fíler calcário
Ataque ácido de argamassas contendo cimentos compostos com cinza de bagaço de cana-de-açúcar e fíler calcário
Palavras-chave:
Blended Portland cement, Sugarcane Bagasse Ash, Limestone Filler, Acid attack, Durability, SorptivityResumo
The presente estudo avaliou a durabilidade de argamassas contendo cimentos compostos com cinza do bagaço de cana-de-açúcar e fíler calcário submetidas ao ataque por ácido sulfúrico. O empacotamento das argamassas foi calculado pelo Modelo de Empacotamento Compressível, e ensaios de resistência à compressão, absorção total de água e por capilaridade foram realizados, além de análise microestrutural por microscopia eletrônica de varredura. Embora as argamassas apresentassem valores similares de empacotamento, ambos os materiais cimentícios suplementares densificaram a microestrutura e reduziram a formação de gipsita após o ataque ácido. Apesar da cinza do bagaço de cana-de-açúcar ter melhorado o desempenho mecânico devido a efeitos sinérgicos físicos e químicos, sua atividade pozolânica não aumentou a resistência da argamassa ao ataque ácido. Contudo, as argamassas com cinza do bagaço de cana-de-açúcar apresentaram reduções significativas na absorção de água e na absortividade após o ataque ácido em comparação com as demais misturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621