Produção de uma cinza do bagaço da cana-de-açúcar de elevada pozolanicidade via fracionamento densimétrico e moagem ultrafina
Palavras-chave:
Cinza do bagaço da cana-de-açúcar, Pozolana, Fracionamento densimétrico, Moagem ultrafina, Atividade pozolânicaResumo
A cinza do bagaço da cana-de-açúcar é um resíduo produzido pela cogeração de energia a partir da queima de biomassa. Diferentes processos podem ser aplicados a esse material para adequar suas caracteríscitcas químicas e físicas ao emprego como pozolana. Este trabalho visa avaliar a efetividade do processo de fracionamento densimétrico na produção de uma cinza do bagaço da cana-de-açúcar de elevada pozolanicidade. Inicialmente, uma cinza rica em quartzo foi coletada em caldeira industrial e submetida ao fracionamento densimétrico para remoção das partículas de quartzo por meio de decantação. Em seguida, a parcela de cinza potencialmente pozolânica foi submetida à moagem ultrafina. Os resultados mostraram elevado teor de amorfos (94,8%) na cinza após fracionamento. Ensaios de condutividade elétrica e índice de desempenho confirmaram a adequada pozolanicidade das cinzas processadas. Além disso, pastas com 20% de substituição por cinzas do bagaço (em massa) mostraram redução do calor de hidratação. Portanto, o fracionamento densimétrico foi eficiente na produção de um material de elevada reatividade em comparação com a cinza original devido à redução de contaminantes e, consequentemente, pelo aumento da concentração de sílica amorfa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.