Avaliação do desempenho estrutural em serviço de lajes treliçadas pré-moldadas de concretos com agregados leves

Autores

  • Anderson de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Sergio Luiz González Garcia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Guilherme Chagas Cordeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Concreto com agregado leve, Argila expandida, Lajes pré-moldadas, Estado limite de serviço

Resumo

O concreto com agregado leve tem sido cada vez mais empregado em razão da reduzida massa específica, do elevado isolamento térmico e acústico e da melhoria na resistência estrutural a carregamentos cíclicos. Neste trabalho foram estudados concretos com agregados leves com resistência à compressão em torno de 20 MPa e seu desempenho estrutural em lajes treliçadas pré-moldadas. Utilizaram-se três diferentes concretos com valores de massa específica entre 1.200 e 1.600 kg/m3. Os concretos foram avaliados com relação à resistência à compressão (aos 3, 7 e 28 dias) e à absorção total de água (aos 28 dias). Com os três tipos de concreto foram produzidas e ensaiadas à flexão lajes pré-moldadas (duas lajes para cada tipo de concreto), com a avaliação de seu comportamento no estado limite de serviço (ELS) para cargas de curta duração, ou seja, sem considerar efeitos ao longo do tempo. Os resultados mostraram o potencial do uso de concretos com agregados leves nesse tipo de laje estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Anderson de Oliveira é aluno de mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Sergio Luiz González Garcia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Sergio Luiz González Garcia concluiu o doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) em 2002. Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Guilherme Chagas Cordeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Guilherme Chagas Cordeiro concluiu o doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) em 2006. Foi Pesquisador da COPPE, vinculado à Fundação Coppetec, entre 2006 e 2007. Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Publicou trabalhos em periódicos internacionais e nacionais, anais de eventos internacionais e nacionais, além de publicações técnicas. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas e materiais de construção, principalmente na pesquisa dos seguintes temas: materiais pozolânicos, emprego de resíduos no concreto, concreto de alto desempenho, concreto auto-adensável, concreto reforçado com fibras, moagem e técnicas analíticas utilizadas na caracterização de materiais cimentícios.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Edição

Seção

Artigos