Melhoria das características físicas do pó reciclado de concreto por meio de mecanoativação com e sem auxiliares de moagem
Palavras-chave:
Chemical additives, Grindability index, Milling, Supplementary cementitious materialsResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da mecanoativação com e sem auxiliares de moagem (GAs) nas características físicas do pó de concreto reciclado (RCP) para uso como material cimentício suplementar (MCS). O RCP foi submetido ao processo de mecanoativação em moinho de bolas planetário por 30, 60, 120, 180 e 240 minutos, utilizando três tipos de GAs (propilenoglicol (PG), sódio hexametafosfato (SHMP) e trietanolamina (TEA)), em diferentes níveis (0, 0.05, 0.1, 0.5 e 1%). O desempenho dos pós como SCM (substituição de 10%) foi avaliado em pastas quanto à consistência e resistência à compressão aos 7 dias. Considerando o menor tempo de moagem e o menor teor de auxiliar de moagem, a mecanoativação por 30 minutos com 0.5% de aditivo propilenoglicol (PG) reduziu o D50 de 20.99 para 8.85 µm e aumentou a SSA de 6.23 para 7.50 m²/g, sem alterar a cristalinidade. Os resultados em pastas indicaram que o uso dos auxiliares de moagem favoreceu o emprego do pó reciclado de concreto como MSC, com influência estatística significativa na resistência à compressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Ambiente Construído mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


