Estudo microestrutural e determinação do calor de hidratação em pastas de cimento Portland com pó de aciaria elétrica (PAE)
Palavras-chave:
pó de aciaria elétrica, resíduos, tempos de pega, calor de hidrataçãoResumo
A utilização do pó de aciaria elétrica (PAE) na construção civil não é comum. Nos países em que esse resíduo é coletado, ele é utilizado em processos de recuperação de óxidos metálicos, tais como Zn, Cd, Pb e Cr. No Brasil, esses processos ainda não são realizados, pois a percentagem dos óxidos metálicos de valor comercial no PAE não são viáveis economicamente (por exemplo, o Zn com apenas 13% em massa). Portanto, fazem-se necessários outros estudos com o objetivo de torná-lo um subproduto. Nesse contexto, avaliou-se o comportamento do resíduo em pastas de cimento Portland composto (CP II-Z) por meio da determinação dos tempos de pega e do calor de hidratação, bem como a sua caracterização mineralógica e microestrutural, com o objetivo de uma possível utilização na construção civil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621