Caracterização mecânica da rigidez e resistência do concreto de ultra-alto desempenho reforçado por fibras (UHPFRC)

Autores

  • Douglas Dutra Rompa Engenheiro Civil
  • Gustavo de Miranda Saleme Gidrão Prof. Msc. Fundação Hermínio Ometto Doutorando do departamento de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos - SET EESC USP

Palavras-chave:

Concreto de ultra alto desempenho reforçado por fibras (UHPFRC), Fibras, Pós Reativos (CPR), Caracterização mecânica,

Resumo

O Concreto de ultra-alto desempenho reforçado por fibras (UHPFRC) é um novo material desenvolvido para apresentar propriedades superiores, tais como alta resistência à compressão (superior a 100 MPa), grande durabilidade, baixa permeabilidade e comportamento dúctil satisfatório. O presente artigo reporta a extensiva caracterização mecânica do UHPFRC e comparação com a referência do concreto de pós reativos (CPR). Nesse sentido, são obtidos os valores de resistência à compressão aos 28 dias (fc,28), módulo de elasticidade estático (Eci), tenacidade (T) e módulo de elasticidade dinâmico (Ed). Observou-se que o UHPFRC apresentou aumento de 1,21 e 1,5 vez respectivo à resistência e à tenacidade em relação ao CPR respectivamente. No entanto, quando comparados o módulo de elasticidade dinâmico e o módulo de elasticidade tangente inicial, tanto o CPR quanto o UHPFRC apresentaram valores similares. As fibras não colaboraram para um nível baixo de tensão, mas foram ativadas para carregamentos superiores a 30% da tensão de ruptura. O módulo de elasticidade dinâmico do UHPFRC foi monitorado até os 365 dias, quando se observou que o material apresentou ganho de 3,08 GPa (1,07 vez) em relação aos 40 dias de maturidade. Tal ganho tardio de rigidez é gerado pela adição mineral de sílica ativa. Além disso, uma lei constitutiva de compressão foi obtida para o UHPFRC e para o CPR, obtendo-se um valor de R2 = 0,992.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08.05.2020

Como Citar

ROMPA, D. D.; GIDRÃO, G. de M. S. Caracterização mecânica da rigidez e resistência do concreto de ultra-alto desempenho reforçado por fibras (UHPFRC). Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 73–88, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/88375. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos