Influência do aditivo retentor de água à base de éter de celulose nas propriedades das argamassas de assentamento em alvenaria estrutural de blocos de concreto
Palabras clave:
Argamassa de assentamento, retentor de água, alvenaria estruturalResumen
O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do uso de aditivo retentor de água à base de éter de celulose em argamassa de assentamento para alvenaria estrutural de blocos de concreto. Foi empregado um hidroxipropil-metilcelulose (HPMC) em uma argamassa mista de cimento e cal, em diferentes teores (0,00%; 0,03%; 0,06% e 0,09% em relação a massa total de materiais secos) para a avaliação da influência do referido aditivo nas propriedades das argamassas no estado fresco e endurecido. Além disso foram confeccionados prismas com três blocos e mini-prismas, com pedaços serrados de blocos, para avaliação da resistência à compressão, módulo de deformação e tensão de aderência. Os resultados mostraram que existe potencial para se empregar retentores de água à base de éter de celulose para a confecção de argamassas de assentamento para alvenaria estrutural de blocos de concreto; haja vista que houve um aumento da capacidade de retenção de água das argamassas e o uso do referido produto não exerceu influência na resistência à compressão das mesmas e na resistência à compressão dos prismas. Contudo, a resistência à compressão das juntas de assentamento, o módulo de elasticidade dos prismas e a resistência à aderência na flexão, sofreram reduções significativas, quando do emprego do éter de celulose.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621