Alterações físico, mecânicas e microestruturais em concretos sujeitos a resfriamento lento e rápido em situação de incêndio simulado

Autores/as

Palabras clave:

Fire, Cracking, cooling, elastic modulus

Resumen

O concreto quando exposto a elevadas temperaturas tem suas propriedades alteradas e os processos de recuperação são dependentes da intensidade destas modificações. O objetivo deste artigo foi avaliar a influência das altas temperaturas nas propriedades do concreto, em uma faixa na qual a estrutura ainda pode ser recuperada, e a verificação dos efeitos gerados no material quando submetidos a resfriamento natural e resfriamento rápido. Para isto se desenvolveu o programa experimental com três traços de concreto, os quais foram expostos a temperaturas de 100 ºC, 300 ºC, 450 ºC e 600 ºC; subdivididos em grupos de resfriamento lento e rápido. Com a elevação da temperatura, intensificam-se os processos de fissuração e alterações microestruturais, as quais geram redução nas resistências mecânicas e o aumento da absorção. Verificou-se que o módulo de elasticidade foi a propriedade mais afetada por estas alterações. As correlações entre o módulo de elasticidade e as demais propriedades foram acompanhadas pelo aumento da microfissuração do concreto, perda de água e decomposição das fases da pasta, sendo observada posterior reidratação da etringita durante o resfriamento do concreto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

21.06.2024

Cómo citar

PEREIRA, Eduardo; BRIK, Eveline Manosso Janik; PEREIRA, Elias; ALMEIDA, Jadiel Matias de; FARIAS, Marcelo Miranda. Alterações físico, mecânicas e microestruturais em concretos sujeitos a resfriamento lento e rápido em situação de incêndio simulado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/133620. Acesso em: 28 ago. 2025.

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.