Avaliação das melhorias obtidas por meio da implantação do projeto de alvenaria de vedação
Palabras clave:
Projeto, Produtividade, Perda, Alvenaria, VedaçãoResumen
Aimplantação do projeto de alvenaria propicia um instrumento de racionalização visando melhorias no processo de produção em canteiros de obras. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e quantificar as melhorias obtidas no processo de execução de alvenaria de vedação por meio da implantação do projeto para a produção, em um empreendimento da região metropolitana de Goiânia. O estudo do processo de execução de alvenaria foi dividido em dois momentos distintos: antes e após a implantação do projeto, nos quais foram avaliados a produtividade e o consumo de blocos cerâmicos do serviço executado. Para a avaliação das melhorias, os dados foram tratados por meio de análises estatísticas. Como principais resultados, observou-se o aumento da produtividade potencial da equipe na ordem de 15% e as análises de regressões lineares confirmaram a tendência do efeito aprendizado após a implantação do projeto para produção. O percentual de elevações que tiveram um consumo real menor ou igual ao consumo de referência obtido em projeto passou de 38% para 80% após a implantação do projeto. A principal contribuição deste trabalho está relacionada ao método de avaliação do impacto causado pela implantação do projeto para a produção da alvenaria na produtividade e nas perdas de materiais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621