Tipologias de renda e de serviços: um estudo de caso para análise intra-urbana da metrópole Belo-Horizontina
Palavras-chave:
Análise de componentes principais. Análise de agrupamento (cluster). Análise urbana. Índices. Múltiplas escalas. Belo Horizonte.Resumo
Este artigo busca o entendimento da complexidade intra-urbana por meio da inter-relação analítica e metodológica de indicadores socioeconômicos, sócio-ocupacionais e de oferta de serviços nas escalas do domicílio e da cidade, que é sua maior contribuição. Nesse intuito, propõe, por meio de análises de componentes principais e de técnicas de agrupamento (clustering), a construção de uma tipologia de serviços e de dois índices, um de renda domiciliar e outro de precariedade de serviços e habitação para o caso de Belo Horizonte. A relevância e a validade dos índices propostos são testadas em um modelo de regressão de preços hedônicos do mercado de bens imóveis urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621