Tipologias de renda e de serviços: um estudo de caso para análise intra-urbana da metrópole Belo-Horizontina

Autores

  • Bernardo Alves Furtado Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Palavras-chave:

Análise de componentes principais. Análise de agrupamento (cluster). Análise urbana. Índices. Múltiplas escalas. Belo Horizonte.

Resumo

Este artigo busca o entendimento da complexidade intra-urbana por meio da inter-relação analítica e metodológica de indicadores socioeconômicos, sócio-ocupacionais e de oferta de serviços nas escalas do domicílio e da cidade, que é sua maior contribuição. Nesse intuito, propõe, por meio de análises de componentes principais e de técnicas de agrupamento (clustering), a construção de uma tipologia de serviços e de dois índices, um de renda domiciliar e outro de precariedade de serviços e habitação para o caso de Belo Horizonte. A relevância e a validade dos índices propostos são testadas em um modelo de regressão de preços hedônicos do mercado de bens imóveis urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Alves Furtado, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Arquiteto, mestre em geografia, doutor em Economia (UFMG)/PhD Geociências (Universidade de Utrecht), técnico em planejamento e pesquisa (IPEA) e professor assistente do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA)

Downloads

Publicado

25.08.2009

Como Citar

FURTADO, Bernardo Alves. Tipologias de renda e de serviços: um estudo de caso para análise intra-urbana da metrópole Belo-Horizontina. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 07–25, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/9546. Acesso em: 29 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.