Análise das temperaturas de um compartimento durante treinamentos de combate a incêndio
Palavras-chave:
Temperatura, Incêndio em Compartimento, Segurança Contra Incêndio, Comportamento TérmicoResumo
Este trabalho apresenta uma análise da influência do tipo de combate a incêndio nas temperaturas desenvolvidas em um compartimento utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em seus treinamentos. Os tipos de combate variaram com o modo de aplicação de água em pulsos simples, dois pulsos ou pulsos mais longos. Os resultados demonstraram que os treinamentos representam bem os incêndios reais em ambientes construídos com as fases de início do incêndio e sua propagação, inflamação generalizada (flashover) e pós-flashover. Observou-se que a taxa de aplicação de água influencia inversamente no tempo de duração do incêndio e na temperatura da região onde os combatentes se localizam. Foram realizados também ensaios sem intervenção e constatou-se que não há uma diferença significativa nas temperaturas máximas atingidas em comparação com os treinamentos normais. Os ensaios realizados no compartimento também demonstraram que ele pode ser utilizado para estudo de elementos construtivos e estruturais em situação de incêndio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.