Revisão sobre ensaios acelerados para indução da corrosão desencadeada por cloretos em concreto armado

Autores

  • Gibson Rocha Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa - Brasil
  • Pablo Ramon Rodrigues Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa - Brasil Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Cloretos, concreto armado, corrosão, ensaios acelerados.

Resumo

A corrosão de armaduras desencadeada por cloretos é um dos principais problemas que afetam as estruturas de concreto armado. Considerando o estudo desse tipo de problema, a velocidade na coleta dos dados, a possibilidade de controle das variáveis que influenciam o processo de corrosão e o baixo custo na realização dos testes têm sido aspectos motivadores da opção por realizar ensaios acelerados para indução da corrosão por cloretos em vez de ensaios baseados em exposição natural. Com o decorrer dos anos, embora tenha havido evolução nos procedimentos adotados nos ensaios acelerados, ainda não há uma padronização amplamente praticada nas pesquisas. Este trabalho faz uma revisão sobre as principais metodologias de ensaio empregadas para induzir a corrosão por cloretos praticadas no Brasil e no mundo, discutindo suas vantagens e desvantagens e gerando uma reflexão em relação à padronização de procedimentos. Nesse sentido, sugere, entre outros aspectos, o emprego de procedimentos de ensaios acelerados que guardem proximidade com condições reais de exposição e a padronização nos critérios empregados na identificação da despassivação da armadura e na preparação dos corpos de prova. Essas ações contribuem para diminuir a variabilidade de resultados e facilitam a comparação entre estudos de natureza semelhante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04.10.2019

Como Citar

MEIRA, Gibson Rocha; FERREIRA, Pablo Ramon Rodrigues. Revisão sobre ensaios acelerados para indução da corrosão desencadeada por cloretos em concreto armado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 223–248, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/83500. Acesso em: 29 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.