Estudo experimental acerca da influência do espaçamento na absorção Sonora de arranjos de baffles a base de PET
Palavras-chave:
baffles, fibrous sound absorbers, pet wool, sound absorptionResumo
Em ambientes com qualidade acústica insatisfatória, materiais podem ser inseridos para reduzir a energia sonora refletida. Estes materiais podem ser constituídos por lãs na forma de painéis, baffles ou nuvens, sendo que o tipo de instalação, em relação às superfícies reflexivas, influencia na capacidade de absorção sonora. Desta forma, o objetivo deste trabalho é o de avaliar a influência do espaçamento entre fileiras de baffles a base de PET na sua capacidade de absorção sonora. Ensaios para verificação dos coeficientes de absorção sonora foram realizados em uma câmara reverberante, analisando baffles de 50 cm de altura, montados com espaçamentos de 25, 50, 75 e 100 cm. Os coeficientes de absorção sonora são fortemente relacionados com o incremento no espaçamento, com adições de 25 cm, para o intervalo de 25 a 100 cm de espaçamento, sendo que houve ganhos de desempenho entre cada aumento de espaçamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621