Influência da camada do revestimento de argamassa na penetração de cloretos em estruturas de concreto

Authors

  • Raphaele Meireles de Castro Malheiro Universidade do Minho
  • Gibson Rocha Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba / Departamento de Construção Civil
  • Munique Silva de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba / Departamento de Construção Civil

Keywords:

argamassa, concreto, corrosão, durabilidade, transporte de cloretos

Abstract

Este trabalho estudou a influência da camada de revestimento em argamassa na penetração de cloretos no concreto. Para tanto, foram moldados corpos de prova de concreto nas dimensões 8 cm x 8 cm x 8 cm e relação água/cimento de 0,55, sobre os quais foram aplicados três tipos de argamassa de revestimento, após uma fina camada de chapisco. Vencidos os períodos de cura de 28 dias para o concreto e a argamassa de revestimento, cinco das seis faces dos CPs foram isoladas com resina epóxi para simular um fluxo unidirecional. Esses CPs foram submetidos ao ensaio de imersão e secagem por 49 dias e, após isso, foram retiradas e analisadas amostras para a obtenção dos perfis de cloretos. Os resultados indicam que as argamassas de revestimento influenciam no transporte de cloretos no concreto e que essa influência é mais pronunciada para as argamassas menos porosas e mais ricas em cimento. Também se observou um acúmulo de cloretos na região próxima à interface argamassa-concreto, o qual é explicado pelas diferenças na capacidade de transporte entre a argamassa e o concreto. Apesar de as argamassas serem mais porosas que o concreto, elas podem representar uma proteção adicional em relação ao retardamento na penetração de cloretos no concreto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-13

How to Cite

MALHEIRO, Raphaele Meireles de Castro; MEIRA, Gibson Rocha; LIMA, Munique Silva de. Influência da camada do revestimento de argamassa na penetração de cloretos em estruturas de concreto. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 41–56, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/37160. Acesso em: 29 aug. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.