Consumo de água e energia em canteiros de obra: um estudo de caso do diagnóstico a ações visando à sustentabilidade

Autores

  • Cristian Teixeira Marques UPF
  • Bárbara Maria Fritzen Gomes UPF
  • Luciana Londero Brandli UPF

Palavras-chave:

consumo energia, consumo água, indicadores, construção civil

Resumo

No contexto do desenvolvimento sustentável, a indústria da construção civil enfrenta desafios, entre eles a busca por maiores níveis de qualidade e eficiência em seus processos produtivos e no consumo dos recursos naturais. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise do consumo de energia e de água durante a fase construtiva das edificações, demonstrando medidas que podem ser adotadas no processo de produção a fim de reduzir o consumo dos referidos insumos e melhorar o desempenho dos processos em uma construtora. A pesquisa foi realizada em seis obras de uma construtora na cidade de Passo Fundo, RS, mediante o monitoramento dos consumos mensais ao longo de 5 anos. Como resultados são propostas ações econômicas, tecnológicas e sociais para melhorias nesses indicadores. Os resultados demonstram que são necessários o monitoramento e a gestão contínua do consumo de água e energia dentro dos canteiros de obra. Entre as ações sugeridas destaca-se o comprometimento da direção da empresa com a eficiência no uso dos recursos na obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Teixeira Marques, UPF

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia, Infraestrutura e Meio ambiente.

Bárbara Maria Fritzen Gomes, UPF

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2010), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Passo Fundo (2013), especialização em engenharia de produção pela Universidade de Passo Fundo (2015). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Luciana Londero Brandli, UPF

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto III da Universidade de Passo Fundo, atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia, Infraestrutura e Meio ambiente, é revisora de vários periodicos científicos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento e na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, sustentabilidade, infraestrutura, gestão ambiental .

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

MARQUES, C. T.; GOMES, B. M. F.; BRANDLI, L. L. Consumo de água e energia em canteiros de obra: um estudo de caso do diagnóstico a ações visando à sustentabilidade. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 79–90, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/72335. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Sustentabilidade Ambiental e Melhoria das Condições do Trabalho em Canteiros de Obras