Definindo melhores práticas em projetos de Regeneração Urbana Sustentável

Autores

  • Guilherme Silveira Castanheira Universidade do Minho
  • Luís Bragança Universidade do Minho
  • Ricardo Mateus Universidade do Minho

Palavras-chave:

Regeneração urbana, Melhores práticas, Sustentabilidade, Ferramentas de avaliação.

Resumo

Este artigo analisa três projetos internacionais de regeneração urbana sustentável. Esta análise baseou-se na aplicação de dez indicadores de sustentabilidade urbana através de dois instrumentos de avaliação de sustentabilidade (Sistema Português de Avaliação da Sustentabilidade de Operações de Planejamento Urbano - SBToolPT-PU, e Sistema Internacional de Avaliação da Sustentabilidade de Operações de Planejamento Urbano - SBTool Urban) que estão sendo desenvolvidos em Portugal e em nível internacional, respectivamente. Através desta análise, pretendeu-se identificar as melhores práticas para o desenvolvimento urbano sustentável, as quais permitirão a definição dos valores de referência para ambas as ferramentas, apoiando os projetistas na tomada de decisão, considerando a sustentabilidade de áreas urbanas novas ou regeneradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Silveira Castanheira, Universidade do Minho

Guilherme Castanheria é pesquisador no Laboratório de Física e Tecnologia das Construções, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Ele detém Mestrado em engenharia civil e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Suas principais áreas de interesse são: Sustentabilidade do Ambiente Construído, Urbanismo, Reabilitação Urbana e ferramentas de avaliação de sustentabilidade.

Luís Bragança, Universidade do Minho

Luís Bragança é professor no Departamento de Engenharia Civil, é Diretor do Laboratório de Física e Tecnologia das Construções e é Director do Curso de Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis. Possui Ph.D., M.Sc. e Licenciatura em Engenharia Civil e suas principais áreas de interesse são: Construção Sustentável Desenvolvimento (ferramentas de avaliação, análise de ciclo de vida e construção de tecnologias sustentáveis), Acústica de Edifícios e Uso Racional de Energia em Edifícios. Ele participa ativamente nos trabalhos de normalização nacional relativa a Construção Sustentável, Construção Desempenho Térmico e Acústica de Edifícios. Ele coordena e participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Ele é autor e co-autor de mais de 200 publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas e jornais nacionais e internacionais, bem como de artigos em conferências nacionais e internacionais. Professor Luis Bragança é o Presidente da iiSBE desde 2011.

Ricardo Mateus, Universidade do Minho

É doutorado em Engenharia Civil, Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Minho e membro do Centro de Investigação C-TAC. Publicou duas teses no domínio da sustentabilidade e é autor e coautor de vários livros e capítulos de livros nacionais e internacionais e de mais de 50 artigos científicos no mesmo domínio. Recebeu vários prémios pelo trabalho científico e académico desenvolvido, entre os quais: Menção Honrosa no Prémio “IHRU” (2010) e Menção Honrosa no Prémio “André Jordan” (2010). É membro de várias Organizações, Equipes e Comités responsáveis pelo desenvolvimento de eventos e iniciativas no domínio da Construção Sustentável, sendo de destacar a Coordenação do Comité Técnico da iiSBE Portugal. Os seus domínios de investigação são: a avaliação de ciclo de vida (LCA) de produtos, materiais e elementos construtivos; e a avaliação e certificação da sustentabilidade da construção (BSA).

Downloads

Publicado

2014-07-29

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)