Questões teóricas de conforto térmico em espaços abertos: consideração histórica, discussão do estado da arte e proposição de classificação de modelos
Palavras-chave:
Conforto térmico, Espaços abertos, Modelos preditivosResumo
Este artigo revisa e discute as pesquisas sobre conforto térmico em espaços abertos, especificamente os modelos analíticos e numéricos e os parâmetros propostos por diversos autores através de método de balanço térmico e pesquisas empíricas. A contribuição do presente trabalho é fornecer uma revisão histórica sucinta das modelagens existentes e o atual estado da arte nas pesquisas de conforto térmico em espaços abertos, apresentando equações e parâmetros propostos, e, ainda, uma discussão acerca da área de pesquisa e de possíveis novas abordagens. Como resultado final, estabelece-se uma síntese por meio de proposição de classificação para o conjunto de modelos e índices existentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28.04.2008
Como Citar
MONTEIRO, Leonardo Marques; ALUCCI, Marcia Peinado. Questões teóricas de conforto térmico em espaços abertos: consideração histórica, discussão do estado da arte e proposição de classificação de modelos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 43–58, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3741. Acesso em: 3 ago. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Ambiente Construído mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


