Ilha de calor de superfície e indicadores geoespaciais
avaliação decadal comparativa por sensoriamento remoto
Palavras-chave:
Clima Urbano, Sensoriamento Remoto, Landsat, Ilha de Calor de Superfície, Landsat-7, Uso e Ocupação do Solo, Temperatura de Superfície TerrestreResumo
A partir dos processos de diminuição da vegetação e aumento de materiais mais condutivos ao calor há a formação de ilhas de calor de superfície (SUHI, do inglês Surface Urban Heat Island). Com o intuito de investigar o fenômeno, o objetivo deste trabalho é verificar comparativamente a temperatura de superfície (LST, do inglês Land Surface Temperature) e indicadores geoespaciais para análise da variação ambiental na cidade de São Paulo, Brasil. O método do estudo é sensoriamento remoto, com dados provenientes do satélite Landsat 8 em um recorte temporal de dez anos. As variáveis são a cobertura do solo, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NVDI, do inglês Normalized Difference Vegetation Index), o Índice de Diferença Normalizada de Áreas Construídas (NDBI, do inglês Normalized Difference Built-up Index) e o LST, obtendo em decorrência o Índice de Variação do Campo Térmico Urbano (UTFVI, do inglês Urban Thermal Field Variation Index) e estimando a formação de SUHI. A partir dos resultados apresentou-se uma progressão das variáveis, destacando a formação recorrente de SUHI na região central e zona leste de São Paulo, Brasil. Em contrapartida, os distritos ao sul e extremo norte apresentaram os melhores índices de NDVI e baixos valores de LST.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621