Estudo microestrutural e determinação do calor de hidratação em pastas de cimento Portland com pó de aciaria elétrica (PAE)
Palavras-chave:
pó de aciaria elétrica, resíduos, tempos de pega, calor de hidrataçãoResumo
A utilização do pó de aciaria elétrica (PAE) na construção civil não é comum. Nos países em que esse resíduo é coletado, ele é utilizado em processos de recuperação de óxidos metálicos, tais como Zn, Cd, Pb e Cr. No Brasil, esses processos ainda não são realizados, pois a percentagem dos óxidos metálicos de valor comercial no PAE não são viáveis economicamente (por exemplo, o Zn com apenas 13% em massa). Portanto, fazem-se necessários outros estudos com o objetivo de torná-lo um subproduto. Nesse contexto, avaliou-se o comportamento do resíduo em pastas de cimento Portland composto (CP II-Z) por meio da determinação dos tempos de pega e do calor de hidratação, bem como a sua caracterização mineralógica e microestrutural, com o objetivo de uma possível utilização na construção civil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.