Conforto térmico urbano: estudo de caso do bairro Floresta de Belo Horizonte, MG
Palavras-chave:
conforto térmico, ventilação urbana, planejamento urbano, clima localResumo
O estudo sobre o conforto térmico urbano permite avaliar o impacto da ocupação humana na alteração do clima local. A forma do meio urbano pode obstruir os canais de ventilação, ocasionando mudanças de temperatura e gerando fenômenos como ilha de calor e inversão térmica. Estas mudanças, por sua vez, causam problemas à saúde e aumento nos gastos de energia, bem como danos sociais e materiais devidos à mudança dos parâmetros climáticos locais. Neste estudo, procurou-se avançar em direção a uma metodologia de planejamento urbano comprometida com o meio ambiente e o bem-estar humano, contribuindo para a preservação das condições de conforto térmico do bairro Floresta de Belo Horizonte, MG. Características locais foram identificadas e registradas em sua distribuição espacial em mapas, definindo áreas homogêneas que serviram de base para formular uma hipótese de ventilação urbana local. Os dados de temperatura, umidade e ventos coletados em campo foram também registrados graficamente, após a aplicação de um índice de conforto térmico. Como resultado, gerou-se um mapa-síntese que define áreas que necessitam mudanças no seu desenvolvimento de forma a amenizar o impacto da ocupação sobre o clima local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.